Apple aborta a possibilidade de imprimir via impressoras compartilhadas em Macs ou PCs

Foi reportado que a Apple pode ter alterado o AirPrint antes mesmo dele ser oficialmente lançado, abandonando suporte a impressoras compartilhadas por rede em Macs e PCs.

Na última keynote, Phil Schiller disse que o AirPrint seria uma “nova arquitetura que combina a simplicidade do iOS — sem configuração inicial, sem drivers específicos e sem necessidade de download de software,” e que os usuários de iPads, iPhones e iPods touch poderiam simplesmente imprimir documentos por conexão sem fios entre impressoras HP ePrint ou impressora compartilhada em um Mac ou PC. (leia o release)

Segundo nota no MacStories, desenvolvedores notaram que a Apple removeu todas as referências de impressão pelo Mac OS X 10.6.5 e PCs tanto dos arquivos “leia-me” e outros documentos online postados no centro de desenvolvedores do iOS. Segundo o artigo,  agora só resta mesmo a possibilidade de impressão com as tais impressoras da HP, tudo relacionado à impressoras compartilhadas em rede sumiu. Gone. Kaput.

Um desenvolvedor entrou em contato com o suporte técnico da Apple e obteve resposta que tal funcionalidade fora “cancelada”:

“O suporte para o AirPrint no Windows e Mac foi cancelado. Entraremos em contato caso outra oportunidade apareça no futuro.”

Ao que tudo indica o time da Maçã não conseguiu fazer que a função fosse realmente funcional como gostariam, provavelmente encontraram muitos erros e atrasos no meio do caminho, visto a demora no lançamento da atualização para o 10.6.5 e decidiram abortar a missão. O que eu posso dizer é que não é a primeira vez que a dona Apple promete algo e não cumpre, deixamos de ter diversas pequenas funcionalidades anunciadas em keynotes para ambos Mac OS e iOS. O jeito é se conformar e esperar que a Apple encontre uma solução e possa finalmente implementar o AirPrint em impressoras compartilhadas pelos Macs e PCs.

Via MacStories