Lion, seu lindo, ou “Ouça seus textos escolares como audiobooks”

Okay, a keynote já passou, tudo se acalmou e as pessoas já descobriram mais coisas sobre o iOS 5 e o Lion. Mas olha, eu estava até agora procurando algum assunto realmente interessante para publicar aqui. Porque eu não estou simplesmente afim de falar mais do mesmo, de algo que não vejo importância ou relevância. Mas uma coisa me chamou atenção e minha cabeça explodiu. Não, não se preocupe, não foi literalmente.

Alunos de qualquer tipo de curso, colégio ou faculdade, regozijai. A Apple acaba de facilitar a vida de todos nós com um simples menu contextual. Exatamente. Vou explicar com um exemplo real. Um exemplo meu.

Eu tenho um artigo de 20 páginas para ler. Não tenho tempo algum, tenho toneladas de trabalhos e projetos para entregar e tudo está uma correria. Mas fico ocioso por cerca de 3 a 4 horas, tempo que costumo perder no transito entre as idas e vindas da faculdade para casa. Tempo ocioso, tempo desperdiçado.

Não leio no ônibus pois eu costumo enjoar. Aliás, normalmente os ônibus estão sempre cheios e não tenho nem como fazer nada disso. A única coisa que eu consigo é ouvir minhas músicas no iPod.

Seria mágico se estes artigos estivessem em espécie de audiobooks, né? Eu poderia simplesmente usar essas horas perdidas para alguma coisa útil. E ficar com prazos menos apertados.

Quer saber? No Lion um simples menu contextual vai fazer milagre neste seu tempo corrido: Selecione todo o seu texto, clique com o botão direito ou control + clique, selecione “Add to iTunes as Spoken Track”, voilá.

Entendeu? Não? O Lion pega todo o seu texto selecionado e transforma em um arquivo de áudio gerado com a voz do sistema, que inclusive agora há uma em português do brasil (não é perfeita, mas dá pro gasto), e joga no iTunes. Você transfere como uma música para seu iPod e ouve tudo no caminho.

Mágico não?

  • http://twitter.com/fabio_theo Fabio Theodoro

    *0*

  • Mark

    Muito bacana, isso vai ajudar e muito não só com texto técnicos, mas mesmo com algum livro em .doc ou df não?

    • Anônimo

      Caso não esteja no menu contextual basta ir no menu “Services > Add to iTunes as spoken track”

  • http://twitter.com/mjhable Marcelino Hable Jr 

    Show!! Ótima dica para os academicos, hehe.

  • Júlio César

    Seria bacana ver isso funcionando, ficaria muito dificil você fazer um video com isso ou simplesmente postar uma track de algo gerado por essa ferramenta?

    • Anônimo

      Não, tentarei criar algo aqui e posto assim que der :)

  • Mateus Neves

    E o português?

  • http://ale.net84.net Ale

    Muito bom! Precisei disso esses dias e tive que baixar um programa e mais um pacote de vozes que deu vários gigabytes e muito tempo de espera.

  • Calebe Aires

    Opa, gostei muito!

  • http://twitter.com/heliojansen Helio Jansen

    Já dava p fazer isso antes no SL usando o Automator. ;-)
    Msm assim é ótimo q a Apple tenha adicionado como menu contextual facilitando a vida da gente.
    Abs

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1577243225 Pedro Angella Neto

    Fiquei com uma dúvida… Se eu pego algum livro em PDF ou EPUB e gero esse áudio… Não seria como um audiobook? A questão é em relação a direitos autorais dos livros…

    O iTunes limita a quantidade de texto pra gerar esse arquivo?

  • Gustavo

    muito massa.

  • http://www.facebook.com/eduardodelai Eduardo Delai

    alguem tem alguma previsão de qual dia o Lion vai ser lançado?

  • http://twitter.com/grillosushi iGrillo 

    Já tenho instalado o Lion na minha máquina, mas depois que seleciono o texto, não aparece essa opção de adicionar ao iTunes! Só dá se o sistema estiver em inglês?